INEC registra que consumidores estão otimistas com economia

INEC - Índice Nacional de Expectativa do COnsumidorDe acordo com o INEC, Índice Nacional de Expectativa do Consumidor, a confiança do consumidor na economia brasileira voltou a crescer em maio. Na avaliação do mês citado, a confiança do consumidor atingiu 114,1 pontos no INEC, aumento de 1,8% em comparação a abril.

O índice registrado, apesar de estar 0,4% menos que o ano passado, representa início da recuperação em relação à queda que houve em abril no ano corrente. De todos os componentes avaliados pelo INEC, somente a expectativa de desemprego registrou resultado negativo.

De todos os componentes do índice, o que mais se destacou positivamente foi a expectativa do consumidor em relação às compras de bens de maior valor. Na comparação mensal, esse quesito registrou aumento de 3,2% e 3,4% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

INEC registra aumento do otimismo dos brasileiros em relação à inflação

O otimismo do brasileiro em relação à inflação e à própria renda evoluiu em maio. As expectativas aumentaram 2,5% e 2,0%, respectivamente na comparação mensal do INEC. Para 12% dos entrevistados, os preços devem diminuir nos próximos seis meses, enquanto 38% acreditam que a sua renda pessoal irá aumentar nesse período.

De acordo com o INEC, os brasileiros avaliaram positivamente a própria evolução financeira, com aumento de 2,9% no índice em relação ao mês de abril, sendo que para 37% dos entrevistados, a situação financeira atual é melhor do que há três meses.

Desemprego destoa do otimismo geral da avaliação do INEC

O desemprego destoou do otimismo geral registrado na avaliação do INEC. A expectativa em relação ao desemprego recuou 1,1% na comparação mensal e 3,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Quando o assunto é a evolução do endividamento, a alteração foi mínima na comparação mensal. Em relação a maio de 2012, o INEC registrou crescimento de 1,1% para o componente.

Autor: Helbert Fernandes


Acesse também:
Lojas virtuais têm brasileiros navegando por mais tempo
Gestão de relacionamento com clientes
Planejamento de reucrsos corporativos

Comentários encerrados.