WebShoppers 31 | Relatório do e-commerce 2014

Webshoppers 31O E-bit divulga o relatório WebShoppers edição 31, com os dados do comércio eletrônico em 2014 e aponta as tendências do e-commerce para 2015.

O comércio eletrônico no Brasil vem demonstrando ao longo dos anos um processo de amadurecimento e pode se dizer que já está consolidado. Mesmo no cenário adverso apresentado em 2014 para o comércio de forma geral, o e-commerce ainda assim conseguiu manter a sua trilha de crescimento.

Tivemos no último ano a Copa do Mundo no Brasil e as eleições presidenciais, fenômenos que afetaram diretamente a economia do país, que se mostrou retraída durante o período. Segundo o Monitor do PIB FGV, a taxa anual do PIB de 2014 foi de -0,1% quando comparado com o ano de 2013. A inflação acumulada bateu na casa dos 6,87%, segundo a FGV.

Veja os principais dados do e-commerce abordados no 31º WebShoppers do E-bit

De acordo com os dados do WebShoppers 31, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 35,8 bilhões em 2014, crescimento nominal de 24% em relação a 2013 (R$ 28,8 bilhões).
Foram feitos em 2014 103,4 milhões de pedidos pela internet, 17% maior que o registrado no ano anterior (88,3 milhões). A média é de duas compras por consumidor.
O tíquete médio foi de R$ 347, 6% maior que em 2013 (R$ 327).
Ao todo o E-bit apurou através do WebShoppers que 51,5 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online no ano de 2014, sendo 10,2 milhões entrantes.
Segundo o relatório WebShoppers, Moda e Acessórios se mantém como a categoria mais vendida, seguida de Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais/Saúde, Eletrodomésticos, Telefonia e Celular, e Livros/Assinaturas e Revistas, nesta ordem.

WebShoppers 31 - Categorias mais vendidas

– As transações realizadas por meio de aparelhos móveis (sem o uso de apps) corresponderam a 9,7% de todas as vendas de bens de consumo pela Internet
– As classes A e B são as que mais representam o consumidor do m-commerce, com 62% de participação, enquanto as classes C e D possuem 27%.
– As mulheres são 57% deste público, sendo que a faixa etária que mais consome é entre 35 e 49 anos para ambos os sexos e 40 anos a média de idade.
– O consumidor mobile possui renda média maior se comparado ao consumidor apenas do e-commerce: R$ 6.128 contra R$ 4.378.
– Estudo realizado entre novembro e dezembro de 2014 aponta que 4 em cada 10 brasileiros fizeram alguma compra em site internacional.
– Sites chineses respondem por 55% da última compra dos entrevistados, quando estes responderam à pesquisa, sendo que os cinco sites mais utilizados são AliExpress, eBay, Amazon.com, DealExtreme (dx.com) e MiniInTheBox, nesta ordem. De 20 sites mais utilizados, 12 são chineses.
– Entre os principais motivos para comprar em sites de e-commerce internacionais estão preço mais baixo, produto não disponível em lojas brasileiras e lançamento que não chegou ao País. O gasto médio do consumidor em sites internacionais no ano é de U$ 163,21.
– O valor estimado das compras feitas por brasileiros em sites internacionais, em 2014, é de R$ 6,6 bilhões, que equivale a 18% do total de faturamento dos sites brasileiros de e-commerce.
– Considerando um período de 12 meses, de janeiro de 2014 para dezembro de 2014, entre aumentos de preços no início do ano e variações negativas subsequentes, o Índice FIPE/Buscapé registrou média mensal de -0,48%.

Confira o Relatório WebShoppers completo.

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